segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pesca de lazer também acontece!!!

Jorge, Paste e Ekuni resolveram fazer uma pescaria de lazer. Muita piada, zoação e peixes, seguindo a risca o espírito LFCP.

Depois eles editaram o vídeo abaixo para ficar na lembrança de todos!

Parabéns, rapaziada.


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Civa Pesca - Faltam 8 dias!!


Depois da reunião de ontem, foram definidas as duplas para esta que é uma competição que tenho muito carinho: 25ª Prova de Pesca de Arremesso, na Praia Grande do Ervino (via Gamboa).

Iremos com um número record de 8 duplas:

1) Bruno Pai e Bruno Filho
2) Angelo e Ekuni
3) Paste e Jorge
4) Giba e Baixinho
5) Renato e Butyn
6) Valdecir e Dronk
7) Hunger e Mirella

e, orgulhosamente, temos a nossa primeira dupla juvenil representando nosso clube:

8) Victor e Maurício.

Estamos ansiosos para poder aprender mais um pouco, nos divertir e esperar o churrasco do sábado a noite ficar pronto!!!

Vamos que vamos LFCP!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Investimento na categoria Juvenil para o futuro do nosso esporte!

Todos sabem que eu adoro apoiar clubes/pescadores que realmente gostam e querem ajudar o nosso esporte a crescer e evoluir. Quando vejo alguém contribuindo positivamente para à pesca, fico extremamente satisfeito. Mas quando se trata de um atleta juvenil, fico mais ainda, tendo a ciência de que a nossa pesca terá vida longa!

Nosso mais novo membro LFCP, Victor Stadinicki, fez uma excelente matéria publicada no Pescaki sobre o ABC da pesca. Trata-se de um documento bem completo dando uma boa noção sobre o início da pesca de praia.

O que mais me surpreende é que este garoto tem apenas 15 anos e já acumula uma boa experiência na Pesca de Praia. Com sua permissão, Victor, reproduzo abaixo o texto na íntegra.

Valeu, Victor!


Olá amigos !
Quem pratica a Pesca de Arremesso ( Praia ) sabe o quão é detalhada esta modalidade !
A quantidade de variáveis a determinar são inúmeras como: em que distância o peixe está, tipo de isca que ele quer, modelo e tamanho do anzol, comprimento e altura da pernada, entre tantas outras ...
Porém são esses detalhes que tornam a modalidade tão fantástica!
Então venho apresento-lhes um "Abecedário" da Pesca de Arremesso, mostrando as iscas mais utilizadas, os modelos de anzóis, acessórios, caniços, molinetes, montagens, linhas, etc ...

Vamos começar por algo que faz totalmente o diferencial na pescaria, a isca !
Pois o peixe não vê vara, molinete, nem a cara do pescador.

ISCAS mais utilizadas !

Camarão (a isca universal): Existem inúmeras espécies deste Crustáceo, como o Branco, Sete Barbas, Ferrinho e Pitú. São usados principalmente mortos, mas os vivos também apresentam resultados expressivos, principalmente com o Robalo. 



Iscada : retire toda sua casca ( compre ele com casca e cabeça) e corte em dois pedaços, gerando duas "postas". Depois corte a posta pela metade, gerando 4 "filezinhos". Pode-se usar esse filé inteiro ou dividi-lo em até 3/5 iscas.

Corrupto : Crustáceo capturado na beira da Praia com o auxílio de uma bomba de sucção durante a Maré Baixa. Uma isca formidável, principalmente para as grandes capturas. Ele pode ser usado vivo, desidratado, inteiro ou em pedaços.



Iscada: esse tópico do Vladimir Ferreira será muito mais esclarecedor do que qualquer explicação - http://www.pescaki.com/index.php?/topic/42781-corrupto/

Tatuí ou Tatuíra : também é um Crustáceo capturado na beira da Praia, mas este não necessita de nenhum tipo de "apetrecho", pode ser capturado com as mãos. Deve-se observar a volta da onda, pois nesse momento eles se enterram na areia, cava-se com a mão e retira-os.



Iscada : também é um pouco complicado de explicar, novamente indico o tópico do Vladimir Ferreira - http://www.pescaki.com/index.php?/topic/22795-tatui-ou-tatuira/

Sarnambi: recebe outros nomes como sernambi, moçambique, dente de cavalo, etc ... Para sua captura basta esperar a onda descer e os pegar na areia.



Iscada : quebre a concha (cuidado para não se machucar) e tire a "lesminha" . É só passá-lo 2x no anzol e se quiser passe o elastricot.

Existem outras iscas utilizadas, como Sardinha, Lula, Filé de Peixe, etc ... Porém não são muito utilizadas.

Vamos para outro item que faz todo o diferencial, pois ele terá que fisgar sozinho o peixe.

Modelos de ANZÓIS mais utilizados !

Maruseigo : um dos modelos mais utilizados, principalmente pelos iniciantes na modalidade. Possui uma curvatura diferenciada do anzol tradicional. Recomendo os tamanhos 6,8,10 e 12.


Akita Kitsune : Recomendo os tamanhos 3,3.5,4,5,6,7,8,9.



VMC : um modelo mais difícil de encontrar, que utilizei com sucesso na SOJOPA 2013. Indico as lojas de pesca em Joinville/SC. Recomendo os tamanhos 10,12,14.
Hansure : outro modelo também muito utilizado, principalmente em competições. Tamanhos: 2,4,6,8,10.



Shiro Kitsune : Recomendo os tamanhos 10 ,9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 e até mesmo o 1/0 (pesca de lazer).
Recomendo os anzóis da Gamakatsu, Sasame, Owner e Marine Sports.

Modelos de Chumbadas mais utilizados !

Este objeto  é "responsável" por levar a isca ao ponto desejado.

Pirâmide : Uma ótima opção para a beira, onde existe a forte ação das ondas. Para longos arremessos não funciona, pois não é aerodinâmico.


Pião : ótimo modelo, pois garante boa fixação e não cria resistência na hora de recolher como a Pirâmide. Na minha opinião é o melhor modelo de chumbada.



Beach Bomber : modelo totalmente Aerodinâmico que garante longos arremessos e boa fixação. Ele pode ou não possuir haste.
Chumbo com Garra : modelo usado somente em ocasiões "especiais", como : ventos fortíssimos, muita correnteza lateral, etc ... O tempo que nenhum pescador gosta.


Existem infinidades de modelos, mas com os citados você não terá problemas.

Agora vamos a outro item de extrema importância, a LINHA !
Atualmente as linhas de pesca apresentam uma grande tecnologia, mesmo com bitolas super finas são resistentes.
Há pescadores que usam Monofilamanto, Multifilamento ou até mesmo a "mistura" entre as duas, a Nanofil.
Mas o mais importante, é que seja uma linha de baixa bitola, extrapolando em 0,25 mm.
"Mas o por que disso ?"
Para que a linha não crie resistência no ar, ganhando mais distância nos arremessos e garantirá uma sensibilidade muito maior do que teria, por exemplo, com uma linha 0,35 mm.
A linha fina também resulta em baixa resistência na água, fazendo com que a linha não "corra" lateralmente e nem venha para a beira.
Vou deixar a sugestão de algumas linhas com excelente custo x benefício.

Monofilamento : S Force XPS - Trabucco, SS - Maruri, Red Dragon - Colmic.
Multifilamento: Power Pró, Berkley e Triumph.
Nanofil : Berkley.

Temos outro item que também entra nessa categoria de linhas, o Arranque !
Ele nada mais é do que 10/15 m de linha mais grossa na ponta, para que linha principal não arrebente quando o arremesso for efetuado. Também auxilia na captura de grandes peixes, pois a briga na beira sempre é maior.
Existem arranques hoje em dia que começam, por exemplo, em 0,20 mm e ele acaba em 0,52 mm, ou seja, uma linha cônica. Ele é indicado para quem quer alcançar grandes distâncias.
Vou deixar algumas sugestões de arranques já prontos  e de linhas para fazê-los.
Monofilamento : Super Raiglon.
Arranques Cônicos : Speed Master – Shimano, T Force XPS – Trabucco, e mais em conta temos o da Asso.
Linha Cônica : Taper Line XPS – Trabucco
Nós para União : Nó de Sangue, Albright ou Double Albright ( principalmente para Nanofil).

Agora vamos falar do “material” !

CANIÇOS !

É, na minha opinião, o material que mais “sofre” na Pesca de Praia ! Pois ele tem que suportar fortes arremessos com chumbos para mais de 100 gr e também são bastante forçados durante o recolhimento.
O seu tamanho varia entre 3,3 m e 4,5 m. A escolha do tamanho da vara depende de muitas variáveis, como : em que tipo praia será a pescaria ( rasa ou tombo ), em que distância pretende pescar ( beira, média distância ou “lá fora” ), entre outras.
Outro fator importante na escolha de uma vara, é o seu Casting, ou seja, sua capacidade de arremesso. Quando uma vara apresenta Casting 100-200 gr, quer dizer rende bem com chumbos de no mínimo 100 e no máximo 200. Mas deve-se ter um limite de 10/15 gr do limite máximo. Para achar o peso de chumbada com que a sua cana rende mais existe apenas uma maneira, testando! Só assim descobrirá.
Vou deixar algumas sugestões de caniços para quem está iniciando.
Custo x Benefício : Katarina – Sumax, Game Surf – Marine Sports, Surf Leader – Tacom, High Lander – Albatroz ( Mosca Branca já ).
Tops : Strike Air – Marine Sports, Zero Seven – Colmic, Surf Leader AX/BX– Shimano,  Spin Power – Shimano.

E para formar conjunto com o caniço, precisamos de um,
MOLINETE !
Ele é o responsável por armazenar toda a linha e também por recolhê-la. Os Molinetes mais indicados para Pdp são aqueles modelos Long Cast ! Onde o carretel é mais raso e alongado, proporcionando maior distância nos arremessos. Alguns modelos ainda contam com um sistema Twist Buster, onde a torção de linha é praticamente anulada. Os Molinetes devem ser de tamanhos grandes, variando entre 4000 e 10000.
Assim como fiz com os caniços, vou deixar a sugestão de alguns Molinetes.
Custo x Benefício: Altima – Marine Sports, Orion 5000 Plus – Marine Sports, Regal – Daiwa, Legalis – Daiwa.
Tops : Swingcast – Shimano ( sem fricção, especial para competições ), Basia Air QDX – Daiwa, Ultegra – Shimano, Aero GT – Shimano.

Agora que já temos uma noção do material, vamos às peças com que faremos as montagens.

Snap ou Grampo – é onde se engata a chumbada. Pode-se usar girador acoplado ou não.


Rotor – é onde se coloca a pernada. Serve para evitar a torção da mesma, pois ela girará pelo próprio eixo, evitando embolamentos na linha. Eles podem ser de engate rápido ( eu prefiro pela praticidade) ou não.


Nó de Correr – ele é feito na linha do chicote, para segurar as miçangas, evitando que o rotor fique totalmente solto na linha.


Girador – tem a função de amenizar a torção da linha.

Miçanga – tem a função de facilitar o giro do rotor e evitar que ele trave em cima no nó de correr.
Montagem do chicote/rabicho !

- Separar entre 1 e 1,5 m de linha para montagem do chicote. Pode usar Fluorcarbon ou Monofilamento.  Recomendo Super Raiglon 0,405/0,47 mm.
- Primeiramente amarrar o Snap com o nó de sua preferência, eu uso o Nó Único com 5 voltas.
- Fazer o Nó de Correr na linha do chicote, que deve distar entre 3 e 8 cm do Snap.
- Passar a 1ª Miçanga pela linha, que deve ser do menor tamanho possível e transparente, na sequência o Rotor de sua preferência, e então a segunda Miçanga.
- Fazer mais um Nó de Correr, este entre 0,5 e 1,0 cm de distância da segunda miçanga.
- Medir entre 60 e 80 cm de distância do 1° Rotor e faz o 2° Nó de Correr.
- Passar se a 3ª Miçanga pela linha, o 2° Rotor, e por fim a 4ª e última Miçanga.
- Fazer o último Nó de Correr para fechar o sistema, seguindo a mesma regra de 1 cm de distância.
- Para finalizar, amarrar o girador na ponta que sobrou.

O sistema deve ter ficado parecido com este!


Essa foi a montagem tradicional do chicote/rabicho, que pode ser montado com 3 ou mesmo 1 rotor. Nessa montagem, o Nó de Correr pode ser substituído por um Stopper.


Fará a mesma sistemática, somente introduzirá essa “borrachinha” para travar a miçanga.
O porquê de usar um Nó de Correr?
Dessa forma você poderá subir e descer os rotores, até encontrar em que altura o peixe está comendo.

Confecção de Pernadas!

A pernada é o “pedaço” da linha em que se ata o anzol e que se engata no rotor.
Para confeccioná-la pode-se usar linhas Monofilamento ou as de Fluorcarbon, está última apresenta resultado muito superior.
Sua confecção é muito simples, basta cortar um pedaço de linha do comprimento desejado e amarrar o anzol de preferência.
Se usar Rotor de Engate Rápido, faça o seguinte: na outra ponta da linha, dê um nó cego com 5 passadas e corte o excesso. Assim basta passar o nó pelo sistema de engate rápido e travar o nó. 
Se usar outro tipo de Rotor, faça o seguinte: passe primeiro a linha pelo “buraco” do rotor, e depois faça o nó, para que fiquei travado.

Observações :
- O comprimento da pernada de cima não pode exceder a distância entre os rotores;
- A bitola da pernada varia muito, dependendo do tamanho do anzol, espécies a serem capturadas, arrebentação na praia, etc... Recomendo para não ter “emboladas” nas pernadas uma Super Raiglon ou Dourado 0,40 mm e se optar pelo Fluor use entre 0,26 e 0,30 mm. O 0,26 funciona perfeitamente em situações “normais” de praia ( sem muito vento, corrente lateral fraca, etc ... ), já o 0,30 mm nas situações mais adversas.
- No final do arranque costumo utilizar um Snap ( sem girador ), para que facilite a troca entre chicotes, pois dessa forma pode-se trocar o chicote por inteiro, o que auxilia muito durante competições.


Vamos agora aos objetos que nos auxiliam na pesca !

ACESSÓRIOS

- Elastricot – item indispensável na pescaria, pois sem ele não conseguimos firmar a isca no anzol. 


- Tesoura – é outro item fundamental, pois sem ela não se consegue cortar bem as iscas e fazer uma boa iscada. Também ajuda se precisar cortar as pernadas e refazê-las.


- Alicate de Bico – muito útil para retirar anzóis sem se machucar.


- Desembuchador de Anzol ou Tesoura Porta Agulha – como na praia é comum os peixes engolirem os anzóis, um item como esse é fundamental.


- Iscador – sem ele, a iscada não fica boa e precisa. Um item que também, se esquecer, complica demais a pescaria.


- Espera ou Calão – eu não consigo mais pescar com a vara na mão, tenho uma sensibilidade maior com ela no calão. Então torna-se outro item indispensável.


- Secretária – adquiri uma faz pouco tempo e não sei como pescava sem este item. Ajuda, e muito!


- Cronômetro – item indispensável na Pesca de Competição, onde tempo = resultados!

Quem pensa que esta modalidade é uma receita de bolo, onde existe um padrão a ser seguido, está totalmente equivocado! E não atingirá bons resultados se continuar com esta filosofia.
Então pessoal, com este tópico deu para ter uma boa noção da complexidade que é a Pesca de Arremesso. Agradeço a todos que tiveram a paciência de lê-lo por inteiro.

Abraços

Fonte das imagens ( na sequência ).
http://pr.quebarato....as__3B5AE5.html
http://www.guiapesca...r/corrupto.html
http://www.revistape...muito-eficiente
http://www.cearapesc...todasdunas.html
http://papasiri.com/...ruseigo-1_1.jpg
http://www.pontaldap...dutoservico=161
http://papasiri.com/...754ps-3021.html
http://www.imperioda...l=5&IdProd=2652
http://www.boaisca.c...09&tipo_cat=109
http://boaisca.com.b...=185&tipo_cat=0
http://www.cearapesc...mbada_piao.html
http://www.chumbadao...nox-145gr_41xJM
http://boaisca.com.b...=185&tipo_cat=0
http://www.pescaki.c...tipos-de-snaps/
http://www.pescaki.c...ge__hl__rotores
http://www.revistape...e.com.br/?p=574
http://www.planetasu...RADOR REFORÇADO
http://www.nathaliab...7343-286873.htm
http://www.lojaacqua...8&g1=88&gbt1=62
http://www.pescadepr...php?f=20&t=2826
https://www.veals.co...-line-3643.html
http://produto.merca...mento-pesca-_JM
http://www.centertel...codi_pro=UTI382
http://www.pescadepr....php?f=5&t=5447
http://www.guiapesca...br/iscador.html
http://produto.merca...iton-airbox-_JM
http://www.sportsvol...br/cronometros/

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Índio Véio - Vice-campeão da Sojopa 2013

Falar de clubes já estabelecidos e com sucesso adquirido é mais fácil, claro. Mas é tão maneiro quando vemos clubes novos surgindo para engrandecer ainda mais nosso esporte!

O Linha Fina se identifica muito com o pessoal do Índio Véio, por uma série de fatores. Entre eles:

  • Equipe nova, com pouco mais de 1 ano, mas com muita vontade de aprender e evoluir na pesca de competição;
  • Muita alegria e harmonia entre os integrantes do time;
  • O grupo define metas para o clube democraticamente, ouvindo a opinião de todos sem autoritarismos e pensamento individualistas;
  • Trocamos várias ideias sobre evolução na pesca bem como técnicas aprendidas e já está sendo possível ver resultados positivos;
  • Agora eles estão começando a treinar o lançamento. Por hora o livre, mas quem sabe o limitado também?
Seus resultados mais expressivos até o momento foram:
  • Campeões da prova dos comerciários em 2012;
  • Vice-campeões da Prova do Blumenau em 2012;
  • Vice-campeões da Sojopa 2013;
Ano passado fizeram um torneio interno com 10 etapas, focando o desenvolvimento técnico individual e também coletivo. Tudo isso para buscar um engrandecimento e seu espaço dentro do esporte.

Ficamos muito satisfeitos quando vemos um clube novo como o nosso buscando seu lugar ao sol. Pena que eles não estão aqui no Paraná!! E podem ter certeza que estamos atrás do nosso espaço também!

Boa sorte em 2013, Indiarada!!!!

Vice-campeões da Sojopa 2013


E o bem humorado Hino dos Índios!!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Civa 2013!

Uma das melhores prova de pesca do Brasil está chegando: 25ª Prova de Pesca de Arremesso Civa Esporte Clube.

Esta acontecerá na Praia do Ervino (via estrada da Gamboa), em São Francisco do Sul, dia 24/02/2013.

Será um grande evento que deve reunir cerca de 130 duplas de vários estados Brasileiros, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Vai ser mais uma festa pra ficar pra história!

Cartaz de divulgação
Regulamento da competição

Para quem quiser ter uma ideia do que pode encontrar nessa prova, segue os relatos dos dois últimos anos.

Relato de 2011:

Relato de 2012:

Até lá!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Sojopa 2013

E foram aberto os trabalhos!

A minha última pescaria tinha sido na Ginoca no final de novembro. Desde então eu apenas sonhava com a linha na água. Meus parceiros de clube já tinham estreado no ano, mas eu ainda não. Mas acho que não era exatamente da pesca que eu estava com saudades. Era da integração com todo mundo. Era do clima da pescaria, da competição. Era saudades de reencontrar os amigos e saberem que todos estão vem (e alguns voando na pesca)!

Esse ano estávamos indo com 2 equipes. No sorteio uma equipe ficou definida com Bruno Pai, Ekuni, Paste, Renato e Baixinho. Na outra Jorge, Butyn, Gilberto, Hunger e Eu. Dias antes da prova, 3 estreantes confirmaram presença: Alessandro Dronk, Victor e seu pai, Valdecir Stadinicki. Como eu adoro ajudar quem ta iniciando, mudamos o Jorge para a outra equipe e os 3 novatos foram pescar no meu time.

Como de praxe, alguns saíram mais cedo de Curitiba para providenciar iscas e outros passaram em Joinville para fazer uma comprinha de última hora. Mas perto do horário da abertura da Gincana, todos já estavam juntos.

Valdecir, Victor, Renato, Bruno, Ana e Giba
Grande parceiro Gilba
Adriana, Paste, Renato, Valdecir e Victor, estreando pelo LFCP!
Os grandes amigos do Índio Veio, que detonaram da competição!
Era hora de almoçar pois a tarde seria longa. E foi!



Depois do almoço, uma passada pela pousada pra deixar algumas coisas, separar as iscas desejar boa sorte aos companheiros e partir para a raia. Nesse ano, uma equipe estava na raia 17 mais perto da boca da Barra do Itapocú, enquanto a nossa estava na raia 48. No entanto, o mar estava ruim para todos os participantes.


Butyn e Hunger
Valdecir e Victor, estreando na pesca de competição
Tava ruim de chegar perto da linha d´água. Reparem na diferença de altura da areia com o amigo do Andorinhas na raia ao lado
Reforços LFCP
Hunger
É lindo ver o paliteiro...
Andorinhas Clube de Pesca de Joinville. 13º colocado geral.

Enquanto no nosso lado tinha uma faixa de areia com cerca de 1 metro de altura, na raia do outro time quase não tinha areia. Estava ruim demais de pescar.




Enfim. Não tinha o que fazer a não ser encarar o mar bravo e tentar capturar algumas espécies.

Finalizada a primeira etapa, terminamos quase que empatados; uma equipe pegou 26 peças mas teve mais peso, que é fundamental numa pontuação como a da Sojopa, onde cada peixe vale 1 ponto e cada 100 gramas do peso total vale 10 pontos. Nosso time capturou 25 peças, mas não tínhamos peso.

Depois da contabilização dos peixes, sai o resultado parcial colocando o Linha Fina A em 9º lugar. A minha equipe conseguiu a 22ª posição no primeiro dia.

Era hora da confraternização. Um belo churrasco preparado pelo Edison Baixinho e Gilberto Baum, que agradecemos até hoje. Como estava bom!!!



Grande parceiro e amigo, agora membro LFCP, Alessandro Dronk! 
Renato, Giba, Baixinho, Paste e Bruno Filho
Dronk, Jorge, Butyn, Victor e Valdecir 
Meu grande pai

Vai uma cebola no copo?
Pai e filho. LFCP é isso, é familia!

Só faltaram Hemerson e Angelo, mas foram lembrados
Dupla de churrasqueiros nota 10!
Lollipop e massaroca. Que dupla!!!

Era hora de dormir, pois ainda tinha mais um dia de pesca.

No domingo o mar já tinha se acalmado. O peixe estava encostado no começo, mas com o passar das horas ele foi se distanciando até que não alcançávamos mais o cardume. Conseguimos ainda capturar 62 peças, que para nosso time foi espetacularmente bom.

A outra equipe conseguiu capturar 115 exemplares, porém não tinham muito peso. Com isso conseguiram pular de 9º para 6º lugar. Um resultado fantástico devida as condições de pesca do sábado e da própria raia.

Destaque para os camaradas do Índio Véio, que chegaram ao vice-campeonato. O grande campeão foi, novamente, o Peixe Elétrico, grande equipe de pesca que sempre vem forte para os campeonatos.



Orly, dono da Anzol de Ouro de Joinville. Grande amigo das antigas!


Xiru, do Tortuga. Eita felicidade!



Alexandre MX Pesca. Só produtos de qualidade!
Linha Fina Clube de Pesca - 6º lugar geral
Renato Scherer, Marcelo Ekuni, Bruno Pai, Jorge, Paste e Edison Baixinho
Parabéns, galera! Esse ano promete!



Equipe mais distante


Vice-campeões
Peixe-Elétrico, campeão novamente! Parabéns!
Valeu, galera. Que seja o primeiro de muitos no ano!

Que venha a prova da Civa, dia 24/02 na praia do Ervino. LFCP em peso!!

Resultado geral: