terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

E começou o Torneio Interno de 2014!!!

Fala galera!

O ano de 2014 começou com tudo para o pessoal do Linha Fina!

Nos dias 18/01/2014 (sábado) e 19/01/2014 (domingo) o pessoal se encontrou lá na praia de Guarapari, em Pontal do Paraná, a fim de disputar as duas primeiras Etapas do 3º Torneio Interno do Clube.

Em 2012 o campeão foi o pescador Bruno Stuelp Filho e em 2013 o campeão foi o Bruno Stuelp, o que pode levar você a pensar: "Opa, opa! Será que a família Stuelp está monopolizando a bagaça?" A resposta é: claro que não! É que os Brunos simplesmente pescam demais mesmo!

Agora uma coisa é certa: com o Bruno pai e Bruno filho disseminando conhecimento para o restante do Clube, a coisa está começando a mudar! Já vimos outros pescadores ganhando provas do Torneio Interno, demonstrando assim que o negócio realmente funciona! Pescadores como Edison Ruppel, Marcelo Ekuni, Marcelo Paste e Valdecir Stadinicki já venceram provas nas edições passadas, provando que no Linha Fina a disseminação de conhecimento acontece e dá certo!

E o melhor é ver essa evolução acontecer. É simplesmente impressionante a disparidade entre o hoje e o antes. A forma de arremessar, a distância alcançada, a forma de recolher o peixe e de iscar o camarão, de amarrar a isca, de escolher a isca!! Sério. Já haviam me dito falado isso antes e eu achava exagero, mas é verdade: quando se está num Clube de pesca se aprende em 1 ano o que levaria 5 anos para aprender pescando apenas por lazer. Pode parecer exagero, mas não é. Isso aconteceu comigo e hoje eu vejo acontecer com os outros. 

Além dessa evolução como pescador, a participação de um Clube traz também algo que não tem preço: a criação de novas amizades. Hoje em dia temos um Clube onde ninguém manda mais do que ninguém e todos são ouvidos. Todos tem liberdade para opinar e sapiência para ouvir. Trata-se, na verdade, de um crescimento que transcende a pescaria e que aos poucos gera um cordão extremamente difícil de ser quebrado. Não somos mais colegas, somos amigos de verdade!

E foi com esse clima que no sábado foi iniciado o 3º Torneio Interno do LINHA FINA CLUBE DE PESCA! As imagens abaixo não me deixam mentir!

(Edison, vulgo "baixinho", mostrando todo seu carinho pelo amigo Jorge)

(Nosso Vice-Presidente Gilberto Baum com seu filho - e também Associado - Maurício Baum)

(Hiro Kay, um dos que mais evoluiu desde que entrou no Clube
 e que vêm se destacando no 3º Torneio Interno)

(Victor e Valdecir Stadinicki. Pai e filho engajados e já colhendo frutos. São os pescadores que mais se aprimoraram nos últimos meses).

(Batista e Jhonny, com Maurício Baum ao fundo. 
Sangue novo pro Clube e sem dúvida as próximas revelações. Aguardem!)

(Bruno Stuelp Filho se escondendo do Giba 
após receber - literalmente - um balde de água fria na cabeça!)

Pois bem. No sábado a prova foi individual e no domingo a prova foi em duplas, sendo estas formadas pelo primeiro colocado com o último, o segundo com o penúltimo e assim por diante. 

A ideia, que partiu do do nosso Vice-Presidente Gilberto Baum, tinha como finalidade possibilitar a troca de informações e dicas durante a prova, o que de fato acabou acontecendo, pois o nosso amigo Baixinho, que no sábado terminou em 13º lugar, no domingo fez dupla com Marcelo Paste e acabou a prova em 3º lugar! Já o amigo Batista, que no sábado havia terminado numa colocação relativamente ruim, no segundo dia, com a ajuda do parceiro Bruno Stuelp Filho, acabou saltando várias posições! 

No final do segundo dia a classificação acabou ficando assim:

1º - Paste - 28,0210
2º - Bruno Filho - 24,0165
3º - Bruno Pai - 22,0148
4º - Victor - 22,0133
5º - Dronk - 20,0111
6º - Jorge - 19,0112
7º - Ekuni - 19,0102
8º - Baixinho - 16,0097
9º - Hiro - 12,0078
10º - Batista - 12,0058
11º - Gilberto - 12,0043
12º - Valdecir - 11,0036
13º - Hemerson - 8,0036
14º - Jhonny - 8,0020

E que venha a terceira etapa do Torneio Interno!

Falou galera, abraço!

1º Treino Técnico de 2014!

Buenas pessoal!

No dia 08/02/2014 o Linha Fina realizou o seu 1º Treino Técnico do ano de 2014!

A ideia do encontro foi disseminar conhecimento entre os Associados do Clube, de forma que todos saibam fazer o "feijão com arroz" e se tornem cada vez mais parelhos uns aos outros em termos de preparo para uma competição de pesca de praia. 

No entanto, uma coisa é certa: todos nós, sem exceção, ainda temos muito a aprender. Ninguém sabe tudo sobre a pesca de praia e nem vai saber, pois ela não é uma receita de bolo. 

Afinal, como dizia o mestre Silvio Fukumoto: “a pesca amadora é uma escola da natureza, saudável, risonha e franca, em que todos são admitidos, mas ninguém cola grau, porque é um aprendizado sem fim”.

Com este pensamento em mente, nos reunimos para treinar a confecção de chicotes de pesca de praia, o empate de anzóis, as formas corretas de iscar o camarão, bem como outros preparativos que todo pescador de praia deve dominar. 

Na foto abaixo, por exemplo, é possível ver o nosso Diretor Técnico Bruno Stuelp Filho mostrando ao nosso amigo Hemerson como se faz um chicote de pesca de praia com dois rotores e nós de correr feitos com fio dental:

(da esquerda para a direita: Hemerson, Bruno Stuelp Filho e Valdecir)

Já na foto a seguir é possível ver uma amostra do material utilizado no Treino Técnico:


E, por uma questão de coincidência, no dia do encontro o nosso amigo Victor Stadinicki tinha acabado de buscar sua varinha que estava na oficina do Cesar Butyn para customização.

Resultado do trabalho: 


Uma varinha Mustad Iron Fishing de 2,70m, 8-20lbs com apenas 189g de peso! Um verdadeiro espetáculo para quem gosta da "pesca no pezinho" como os competidores costumam falar. 

E de quebra ainda tivemos uma grata surpresa durante o Treino: o Jhony, nosso mais recente Associado, chegou na reunião com uma série de adesivos que ele fez para o pessoal do Clube. Tratava-se, na verdade, de uma primeira leva de adesivos apenas para analisarmos quais ficaram mais legais, mas agora que já temos nossos escolhidos mandamos fazer uma quantidade maior. Tenho que reconhecer que o nosso amigo fez um belo trabalho:




E foi assim o primeiro Treino Técnico do ano. Que venha o próximo!

Abraço galera.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CIVA 2014: o Linha Fina foi!

Faaaala moçada, tudo certo?

Nesse domingo (23/02/2014) aconteceu a 26ª edição da Gincana da CIVA, realizada na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul. Como já era esperado, a prova foi um sucesso e também muito acirrada.

A competição deste ano contou com 112 duplas, sendo que 29 eram Filiadas, 37 eram da Liga Norte e 46 eram avulsas. O Linha Fina compareceu com 6 duplas no masculino: Marcelo Paste e Bruno Stuelp Filho, Hiro e Bruno Stuelp, Jorge e Marcelo Ekuni, Giba e Angelo, Edison (Baixinho) e Valdecir. Já na categoria juvenil o Clube foi representado pela dupla Maurício Baum e Victor Stadinicki.

A prova começou às 08:00hs e terminou às 12:00hs. Não houve troca de raia. Assim como aconteceu no ano passado, os bagres predominaram, mas também foram capturados pampos, betaras, paratis gato, robalos, ubaranas focinho de rato (bonefishes) e roncadores, entre outras espécies. O curioso é que nas duas primeiras horas da competição saiu muito peixe, mas depois disso algo aconteceu e o peixe ficou escasso. 

Não tenho certeza, mas provavelmente a pressão atmosférica mudou abruptamente e o peixe se afastou da beira, indo para o fundo, o que dificultou a vida dos competidores. Nessa hora quem tinha braço e material adequado se deu bem, pois era preciso arremessar 150m/160m para achar o peixe. E olha que estou sendo generoso na distância, pois o peixe foi pra longe mesmo...

É claro que em algumas raias era possível achar o peixe em distâncias menores, mas a verdade é que na grande parte das raias a situação foi essa. No final da prova, com o papo rolando solto, vários pescadores comentaram que das 10:00hs às 12:00hs os peixes desapareceram e praticamente não houve ação. 

Só para vocês terem uma ideia, eu e o Bruno Filho pegamos 40 peixes nas duas primeiras horas de competição e nas outras duas conseguimos capturar apenas 5 peças, fechando com 45. Sabíamos que tínhamos ido relativamente bem, mas numa prova desse vulto, onde sempre há mais de 100 duplas, não há como ter certeza de nada. Só esperando o resultado para saber...

Como de costume, tão logo a prova acabou nós voltamos pro Hotel, demos um pulo na piscina e aproveitamos para conversar uns com os outros e descobrir como cada um foi, o que fez de certo, o que fez de errado, quem foi bem, quais peixes cada um pegou etc. Ou seja, para descontrair, bater um papo e dar umas risadas. 

Na foto abaixo é possível ver o mais novo integrante do Linha Fina - Jhony - provando que a piscina do Hotel São Francisco Praia Flat comporta pessoas de todas as estaturas:


Já aqui o nosso amigo Jorge mostra que posar para fotos é com ele mesmo:


Depois da descontração é hora de se preparar e sair para acompanhar a premiação. E por falar em premiação, mais uma vez os troféus estavam muito bonitos. Quando você chega no local e vê os troféus da CIVA imediatamente dá vontade de por a mão em um deles! Isso é muito legal. Afinal, o troféu é a cereja do bolo, é o que todos querem, então tem que ser um troféu bacana mesmo e isso a CIVA sempre faz. O fato de ficar bem qualificado nessa prova já é um mérito por si só, mas ter um troféu bonito para lembrar é bom demais. 

Destaque para o Joinville Clube de Pesca, que neste ano levou para casa mais um troféu de 1º lugar por Clubes (o quinto não consecutivo) e de quebra acabou arrematando de vez o belíssimo troféu Francisco do Nascimento, o qual até então era transitório. Pois é, era transitório, porque agora é merecidamente e definitivamente do Joinville, um Clube recheado de feras e pessoas de primeira qualidade! Um deles, que é inclusive muito querido por nós do Linha Fina, é esse figura aí de baixo:

(o mestre Toninho segurando seu merecido troféu)

Nesse ano não conseguimos chegar no topo, mas ainda assim os 45 peixes que eu e o Bruno Filho pegamos acabaram nos garantindo um honroso e suado 11º lugar:


O 11º lugar pode parecer ruim para aqueles que não conhecem a pesca de competição e tampouco o nível técnico de uma prova igual a CIVA, mas quem é do meio e já disputou uma edição dessa Gincana sabe que lá o bicho pega. Campeões Estaduais, Brasileiros e até pescadores que já disputaram Mundiais se fazem presentes, aumentando e muito o grau de dificuldade da prova e o acesso ao tão desejado troféu da CIVA.

Agora, independente da premiação, o que eu sempre digo sobre essa Gincana é que ela é uma das melhores também pela integração que ela promove. E não apenas entre os membros do Clube, mas também entre toda a galera da pesca de competição. Afinal, é muita gente boa num só lugar!

Valeu rapaziada, forte abraço!