segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

2015 a todo vapor! 1ª Confraternização e 1ª Competição do ano!

Neste mês o Linha Fina teve sua primeira Reunião oficial e confraternização. O "bat local" foi a agradável churrasqueira do nosso amigo Valdecir, pescador e assador de primeira. Com a presença de vários atletas do Linha Fina e também os amigos da MX Pesca, Alexandre e Daniel, demos início a pauta do encontro para definir os caminhos do clube em 2015. Logo após, churrasco show de bola, muitas risadas e troca de informação entre a galera do Linha Fina, conferimos também um vídeo bacana editado pelo Victor Stadinicki, com as conquistas de 2014, valeu Vitão! É muito bom ver esse time reunido, que venha 2015 pois estamos com tudo!

Da esquerda para a direita: Cesar Butyn, Sr. Bruno Stuelp, Victor Stadinicki, Edson, Bruno S. Filho, Maurício Baum, Cristina F. Cardoso, Alessandro G. Dromk, Hiro Kay, Valdecir e Aparecida Stadinicki, Gilberto Baum. Agaixados: Rafael Kloss, Daniel D. Camargo e Alexandre de Morais ( os 2 últimos da MX Pesca )

Valdecir, Hiro Kay, Giba, Victor, Marcelo Ekuni, Edson e Bruno Filho. 


1ª Competição de 2015 - Festa da Pesca nos Molhes do Atalaia - Itajaí - SC

Nó último dia 25 de Janeiro o clube participou da primeira prova do calendário da NPB em SC. O local: Molhes do Atalaia. Uma prova diferente das demais, realizada em duplas, com um pescador em cada lado dos molhes, um pescando para o lado da praia e outro para o lado do rio Itajaí, proporcionando variedade na quantidade de peixes e captura de diferentes espécies além de um visual fantástico.

 Pé na estrada, o Linha Fina segue para Itajaí de madrugada com 3 duplas :

- Bruno Pai (rio) / Ekuni (praia)
- Rodrigo Oliveira (rio) / Rückel (praia)
- Bruno Filho (rio) / Kloss (praia)

Chegamos com o sol pontando no horizonte e logo nos inscrevemos e pegamos os sacos plásticos para os peixes. 


Vista do lado do rio Itajaí.

Vista do lado da  praia.
Tudo pronto, raias sorteadas, vamos montar o material e se organizar pro início da prova. Eu nunca tinha pescado nos molhes e chegando na minha raia logo de cara vi que não seria fácil descer tudo até o ponto de pesca. Depois de visualizar o local e planejar qual seria o melhor trajeto para se fazer entre as grandes pedras, recebi dicas valiosas do Bruno Filho sobre um a estratégia básica para a competição  - "eles estão ali entre as pedrinhas,  ali  na beira " :)  - . Hora de descer, levei uma coisa de cada vez, mochilas primeiro, calões, e por último as varas. Já deu pra sentir o drama, deu uma moleza nas pernas fazer um "parkour" nos molhes. Tudo pronto? ainda não... esqueci meu balde e o camarão no carro! Toca subir mais uma vez...descer de novo... agora sim. Surge outro pepino, demorei uns 20 minutos só para conseguir me organizar nas pedras, posicionar os calões, equilibrar tudo pra não deixar cair algo entre es pedras, pois os vãos eram fundos, caiu algo, já era. Material montado , iscas prontas, próximos de mim estavam o Rückel e Ekuni dava para trocarmos informações sobre a pesca.


Linha Fina nos Molhes do Atalaia.


Kloss (eu) e Bruno Filho, antes da prova.


Ekuni (agaichado) se preparando

Rückel se organizando

Grandes vãos entre as pedras.

Vista de baixo para cima dos molhes.
Minha vista e o ponto onde se concentrou minha pescaria próximo as pedras .

Início de prova, linha na água e opa.. 1 marimbá, em seguida um dublê. A beirada (lado da praia) estava pipocada de peixes, pequenos mas muitos... a isca mal caia na água e eles atacavam. Para mim estava se confirmando o que previ em relação as marés, e também a dica do Bruno, pois a prova iniciou junto como início da vazante portanto os pequenos provavelmente estariam comendo nas pedras onde seria mais fácil achar comida, e de quebra o meu anzol! A ação continuou boa por pelo menos 1 hora e mais tarde os cardumes pareciam se dispersar , num vai e volta, sumiam e tempo depois reapareciam na beira. Entre um chicote e outro perdido nas pedras eu tentava achar algum peixe a média distância, sem sucesso, o camarão voltava intacto (aí foi onde cometi um erro, insisti outra vezes em tentar peixes em outras distâncias e perdi tempo, devia ter permanecido nos pequenos da beira). Em uma destas tentativas um puxão bonito na vara de meia distância e para minha surpresa uma betara bonita (uns 30 cm) está fisgada, porem ao recolher e tentar remover a danada do anzol ela me escapou das mãos e caiu no vão das pedras... tchau betara.. e a chance de pontos valiosos... na próxima levo um passaguá! Foi só esta betara e mais nada de açaão a meia distância. Recebi informações de que estavam pegando peixes maiores no rio portanto foquei na beira novamente, mais alguns peixes fisgados e opa... foi-se o iscador que o Ekuni me deu, sumiu no vão também. O sol estava forte, cansaço batendo, e a ação foi diminuindo gradativamente até o ponto onde só se conseguia fisgar uns amborês bem colados nas pedras (apelidados de "macaquinhos" pelo Rückel). Fim de prova. E a sensação era boa, pois sabia que não estava tão mal de peixes (lembrando da betara que fugiu...que raiva). Aparece o Bruno Filho com uma boa quantidade de peixes, percebi que não estaríamos mal posicionados, porém outras duplas literalmente lavaram a égua no rio, foi o caso do Rodrigo Oliveira, que acertou a mão e fez bonito com 48 peças e quase 5 quilos de peixes.

É hora da pesagem e fica confirmado, o Linha Fina tem troféu! Rückel e Rodrigo Oliveira conquistam o 5° Lugar no Masculino. Parabéns a dupla de novatos do Linha Fina!


Pesagem.

As estrelas da festa , foi um total de 82 quilos de peixes. Todos levados a doação pela organização do evento assim que terminou a pesagem.


Parte das duplas: Bruno Filho, Ekuni, Rückel e Kloss

Ruckel com os troféus da dupla. 5° Lugar Masculino.
RESULTADO : Planilha Oficial - Molhes do Atalaia - 2015
                            *obs: essa é a planilha oficial divulgada pelo clube organizador, mas ela contém erros

Depois de muito caldo de cana para refrescar é hora de voltar para casa e se preparar para a próxima .(CIVA - dia 22.02.2015)



Vamos que vamos Linha Fina!