quarta-feira, 1 de julho de 2015

Guia de nós básicos

Geralmente quem inicia na pesca logo se depara com um problema: Como fazer os nós?
Nada mais desagradável do que perder um bom peixe ou uma montagem (chicote) por conta de um nó mal feito, ou feito "de qualquer maneira", nó cego, por exemplo.

Os Nós tem que ser confiáveis e para isto devem ser atados com calma e de forma correta. Na pesca de praia é possível evitar o uso de alguns nós com a utilização de colas especiais, na junção da linha principal (molinete) com o arranque, por exemplo. Mais detalhes sobre soldagem de linhas : AQUI

Iremos apresentar alguns nós básicos utilizados na pesca , os mesmos se estendem para outras modalidades além da pesca de praia. 

A seguir um diagrama de um chicote básico de PDP para facilitar a localização dos nós apresentados.


Clique na imagem para aumentar.    Fonte: arquivo LFCP

Seguem alguns nós comuns na pesca divididos por categoria:


Junção de duas linhas 


  • Nó de Sangue (Blood Knot)
Nó indicado para linhas de Monofilamento, 
de diâmetros iguais ou próximos (ex: 0.26-0.28mm).

Sua principal vantagem é ficar em formato de barril com pontas cônicas quando bem executado, reduzindo "calombos" na bobina do molinete ou carretilha. Pode ser utilizado na pesca de praia para atar a linha principal ao arranque cônico (linha geralmente de fluorcarbono que possui um bitola variável, de 0.18 à 0.47, por exemplo). Deve ser apertado com atenção e lentamente, puxando as laterais e as linhas de sobra aos poucos para corrigir o fechamento se necessário, aconselho um pouco de saliva no fechamento final. Desta forma o nó fica com um formato de oliva. As linhas de sobra devem sempre ficar uma no sentido contrário da outra, se as duas saírem juntas o nó está errado.

Fonte: netknots.com

  • Nó Uni to Uni (Double Uni Knot)
Excelente nó, o meu preferido para atar a linha principal ao arranque cônico, principalmente por servir tanto para linhas de monofilamento como para unir uma linha de multifilamento a uma mono. De fácil execução, deve ser apertado lentamente e com um pouco de saliva. 
Obs*: para unir mono com multi faça pelo menos 5 voltas com a mono e 8 com a multi.

Fonte: netknots.com

  • Nó Albright (Albright knot)
Nó também indicado para linhas de monofilamento, porém de diâmetros diferentes, ex 0,26 - 0.40mm onde a linha de maior diâmetro será sempre a que forma o laço inicial e linha mais fina é que vai dar as voltas. Nó muito utilizado para atar a linha principal a leader de fluorcarbono, na modalidade de baitcasting. Porém para bobinas de molinete em pesca de praia não é muito indicado pois forma um calombo que não é ideal para longos arremessos.

Fonte: netknots.com


Nós terminais, para pontas de chicotes


Aqui apresento 2 nós amplamente utilizados na pesca. A principal função de ambos é atar uma linha a um ponto terminal da montagem, ou seja, linha à um girador ou snap ou linha atada direta a um anzol com cabeça de argola.

  • Nó Uni ou Duncan loop (Duncan loop knot)
Nó de fácil execução, com prática pode ser atado muito rapidamente. Utilizo este nó em situações onde tenho que trocar um snap ou atar um girador de forma emergencial. Utilizo de 4 a 6 voltas no máximo.


Fonte: netknots.com

  • Nó Trilene (Trilene knot)
Na pesca de praia utilizo este nó principalmente na montagem de chicotes para meia e longa distância. Aplico no ó Trilene nos giradores do chicote. Sua principal vantagem, ao meu ver, é o fato de termos uma laçada dupla na argola do girador, propiciando uma maior distribuição da força na argola em arremessos mais fortes, diminuindo a probabilidade de um estouro da linha. Esta laçada dupla também evita que o nó corra na argola, desalinhando o conjunto. Utilizo no máximo 5 voltas.


Fonte: netknots.com


Nó para anzol 


  • Nó para anzol de pata (knot  for hooks with shape end)
Nó utilizado para atar a linha da pernada ao anzol de pata. Sendo o anzol de pata o mais utilizado na pesca de praia de competição, este guia vai se ater somente a este nó para anzol.

Por ficar com pouco volume e tambem deixar a linha alinhada a haste do anzol, este nó propicia uma melhor apresentação da isca. Utilizado principalmente para confecção de pernadas para competição de praia, com anzóis pequenos e médios. Um desenho deste nó pode ficar um tanto confuso, preferimos apresentar um vídeo do mesmo, realizado pelo nosso atleta Victor Stadinicki. Segue:

Autor: Victor Stadinicki     Fonte: Youtube.com 



  • Nó Bolinha
O nó bolinha é utilizado para terminar a pernada, atado na extremidade oposta ao anzol. Este nó é responsável por prender a pernada ao rotor, fixando assim a pernada no chicote.

Fonte: Arquivo LFCP


Espero que este pequeno guia ajude aos iniciantes e para qualquer dúvida, deixe sua pergunta nos comentários do Post. 

É isto, até a próxima!