sábado, 12 de novembro de 2011

Soldagem de linhas - Parte 3

Falamos da cola, do dispositivo que a acompanha e de uma maneira de colar várias linhas ao mesmo tempo. Mas e se eu não tenho paciência para ficar colando essas coisas, qual a minha saída?

Bem, já existem no mercado a alguns anos as tais linhas cônicas.




As linhas cônicas são linhas de nylon única, que começam em uma bitola e terminam com outra, sem o auxílio de nós ou colas. Existem diversas marcas, bitolas e cores. Podem elas começar com 0,20 mm e terminar com 0,52 mm. Pode ser de 0,25 mm a 0,57 mm. 0,18 mm até 0,45 mm. O pescador que escolhe o que mais lhe agrada.


Japonesa Gosen - 0,20 mm a 0,57 mm.

Dá para ver claramente na foto acima como é o arranque. Começa com medida 1.5* e vai aumentando até a metade do tamanho total do arranque. Da outra metade em diante, ela fica com a medida máxima do arranque, neste caso 12*.

* medidas japonesas equivalente a 0,20mm e 0,57 mm.


Leoni vermelha - 0,18 mm a 0,57 mm. Facilidade para ver
o arranque no momento da recolhida.

Albatroz - 0,21 mm a 0,52 mm.

Varivas - 0,29 mm a 0,57 mm.

Dragon - 0,18mm a 0,45mm.


CUSTO x BENEFÍCIO

As linhas cônicas custam de R$ 30,00 a R$ 60,00. Normalmente, cada carretel vem com 5 arranques de 15 metros cada. Aproximadamente metade vai "engrossando" e metade é a linha grossa. Podem ser caras mas são muito mais práticas e a sua durabilidade talvez seja maior quando comparado com os arranques colados.

A cola vermelha é produzida por alguns colegas pescadores (se precisar saber quem, deixe um comentário que eu informo) e pode ser comprada por mais ou menos R$ 40,00. Se pensarmos que um carretel de arranque cônico custa quase isso e vem com apenas 5 unidades, é muito mais econômico colar as linhas mas obviamente dá muito mais trabalho. Além disso, existem casos em que a solda pode abrir, devido à má colagem, atritos excessivos no arremesso/recolhida, mau corte nas aparas das linhas, entre outros.

Enfim. O bom mesmo é testar cada modelo e optar pelo que gostar mais.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário