sábado, 10 de março de 2012

Chumbadas para Pesca de Praia

Olá pessoal!

A necessidade de chumbos foi aumentando, juntamente com os preços no mercado, e já que tivemos oportunidade, resolvemos fazer nossas próprias chumbadas. Hoje em dia é muito difícil achar chumbos com formatos adequados. Quando achamos, o preço é totalmente descabido. Devido a situações como essas, nos vemos obrigados a buscar fora do país esse tipo de solução. Pensando nisso, o Bruno quando esteve na Espanha trouxe uma série de brinquedinhos para nos divertirmos um pouco.

O primeiro passo é comprar matéria prima.




Para derreter o chumbo usamos um equipamento específico para esse fim. O legal é que o aparelho possui termostato, permitindo regular a temperatura de derretimento e possui também um bico dosador que possibilita um fluxo contínuo.






Existem vários formatos de chumbada, cada uma com sua particularidade. Isso irá variar de acordo com as condições do mar, se há pedras próximas, corrente forte, enfim, existem inúmeras variáveis nessa modalidade de pesca, a tornando uma pescaria bastante técnica. Acho que essa é uma das coisas que mais me atraiu na pesca de praia.

Aqui temos algumas formas.






Usamos também uma espécie de prensa para unir a chumbada.




Para a chumbada pirâmide, a própria forma possui uma alça para fechar a forma, facilitando bastante o trabalho.




Em detalhe, a haste, por onde a chumbada será presa no snap.




Chumbada pirâmide pronta.




Seguem também algumas fotos de chumbadas recém fundidas.




Quando a chumbada sai da forma, ela fica com uma cabeça. Isso é o restinho de chumbo que sobra após preenchermos a forma. Essa cabeça é facilmente retirada com o auxílio de um alicate.






Seguem algumas foto do arsenal.








Pra deixar o negócio ainda mais legal, existe um pó termoplastificante que ao entrar em contato com o chumbo extremamente quente, adere a superfície.




Seguem alguns chumbos já com o termoplastificante. O legal é que não há desgaste do termoplastificante durante o atrito no recolhimento da chumbada.






Pra fazermos essa brincadeira, contamos com o auxílio do amigo e excelente customizador de canas Cesar Butyn, que, gentilemente, nos cedeu o espaço da CB Fishing Rod's para utilizarmos.

Um abraço.

ATENÇÃO: o vapor de chumbo é extremamente tóxico. Se for fazer derretimento, fazê-lo em ambiente ventilado, usando máscara, óculos e luvas de proteção.


Para maiores esclarecimentos, procure no Google sobre saturnismo.


Um comentário:

  1. Olá amigo!
    Muito bom a postagem, já conehcia alguns modelos e outros estou conhecendo agora, outro detalhe, nunca tinha ouvido falar desse pó, a camuflagem é ótima.
    Grande Abraço.
    Tiago.
    http://pescalitoral.blogspot.com

    ResponderExcluir