terça-feira, 17 de julho de 2012

Luto na Pesca Brasileira


Com imenso pesar, o mundo da pesca de praia Brasileira foi surpreendido pela triste notícia do falecimento do grande "ex-amigo" José Reis, presidente da Federação Gaúcha de Pesca e membro do Sociedade Marlin Negro de Pesca e Lançamento, um dos mais tradicionais Clubes de Pesca do Brasil. Ele mesmo tratou de explicar a expressão que virou marca registrada da sua pessoa:

Meus Ex-amigos

Um grande ex-amigo aqui do sul o Edson Saute desenhou um boneco, gordo, com grandes bigodes, careca e usando o uniforme do Marlin Negro. Esse que está aí ao lado e que uso como avatar. Minha filha Camila Reis, passando ao lado do computador perguntou:

- Pai quem é esse boneco?

Respondi:

- Sou eu.

Ela me perguntou então:

- Quem foi o teu ex-amigo que desenhou isso?

Diante da conclusão precipitada de uma criança de seis anos cheguei a conclusão de que tenho uma escala hierárquica para as pessoas com que me relaciono, a saber:

1 - Conhecidos.
Conhecidos, são aquelas pessoas que conhecemos agora e sabemos muito pouco sobre elas.

2- Amigos.

Amigos, são aquelas pessoas que reconhecemos como amigos. Temos amigos em todos os lugares do mundo. Muitos deles estão por aqui e ali, não sabemos como nem quando vamos encontra-los e, muito menos quando e como vamos reconhece-los. Não fazemos novos amigos, apenas os reconhecemos.

3- Ex-amigos.

Ex-amigos? Bom, esses são pessoas especiais, com quem temos afinidade. Muitas dessas pessoas comungam dos mesmos gostos que temos, por exemplo gostam de pescar. Neles descobrimos virtudes e defeitos. Todos nós humanos temos isso, defeitos.

Não são escolhidos como ex-amigos, simplesmente acontece com o tempo. Tenho os encontrado em diversas cores, negros, amarelos, brancos, pardos e também mesclados.

Ex-amigos ocasionam efeitos colaterais contagiosos, nos alegramos quando eles estão alegres, suas conquistas são como se fossem nossas, seus infortúnios nos causam tristeza, nosso otimismo e pensamento positivo revitalizam suas forças, revê-los faz muito bem a saúde.

Todos possuem algo em comum, gostam de ter conhecidos e gostam de colecionar amigos. São especiais, pois gostam de preservar esses amigos.

Telefonam à eles, passam MP’s, e-mails, saúdam a passagem de seu aniversário, compartilham alegrias e tristezas, contam suas experiências, não se sentem constrangidos em perguntar algo que não sabem, não se constrangem em tentar ensinar, se preocupam com eles quando ficam muito tempo sem dar notícias.

Vejam bem, relacionei apenas alguns dos cuidados básicos que essas pessoas especiais dedicam a seus amigos. Chegam a organizar movimentos para reuni-los e de forma tribal pescam, bebem, contam estórias, dão gargalhadas, comem juntos, tiram fotografias e enchem os olhos de lágrimas ou ficam com a voz embargada quando se despedem.

Esses não são mais amigos, subiram de posto. São meus ex-amigos.

Graças a ELE, tenho muitos ex-amigos.



No dia de hoje, todos nós tomamos sua frase para lembrarmos dele. O engraçado é que, embora muita gente (assim como eu) não o tenha conhecido pessoalmente, temos a nítida impressão de que somos ex-amigos a muito, muito tempo.


Sua serenidade, inteligência, técnica apurada, grande paixão pela pesca e, principalmente, um exemplo de dirigente na pesca de praia, vão servir como exemplo para todos, seja novato, seja veterano.

Hoje, ele vai se reunir com Flávio Bororó e contar, orgulhoso, que estamos livres!

Que Deus conforte a família e todos seus ex-amigos.




UPDATE

Esta é o desenho que originou o texto do Ex-amigos:

Fonte: Marlin Negro

5 comentários:

  1. GRande BRuno, que ainda não conheço pessoalmente, Me recordo quando da publicação do REIS desse texto, faz em torno de uns 6 a 7 anos, vi pela 1ª vez no GPP e, salvei e guardei muito bem, pois me sentia privilegiado quando ele me chamava de " EX amigo " a história explicando o teermo, sem dúvida alguma é bunita. Também o postarei em breve no Casteiros.

    ResponderExcluir
  2. É isso, Gatto.

    São pessoas sábias como o Reis que nos deixam belas lições como esta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Também não cheguei a conhecer o Sr. José Reis, mas não há dúvida que era uma pessoa muito querida por aqueles que o conheciam e muito admirado e respeitado pelo que fez pela pesca brasileira. Que Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  4. Caro Bruno, apesar de não ter conhecido o Sr. Reis, lamento muito por mais essa falta... Quanto ao texto sobre os Ex-amigos, achei muito interessante e peço permissão pra repassar pra minha galerinha aqui. Tbém espero encontrá-lo(s) pessoalmente em breve para trocarmos boas idéias. Parabéns pelo blog! Claudenor (Equipe Indio Véio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Claudenor!

      Chega a ser um dever nosso repassar grandes lições como esta do mestre Reis.

      Tenho certeza absoluta que o dono das palavras não se negaria a permitir a publicação deste lindo texto.

      Estaremos participando do Festival da Pesca em Piçarras, dias 4 e 5 de agosto. Se estiverem por lá, conversamos.

      Abraço a Indiarada de SC!

      Bruno

      Excluir