terça-feira, 22 de março de 2011

Carnaval - Parte 2

Logo pela manhã, subimos novamente na voadeira com destino a Ilha do Superagui. São cerca de uma hora até o local, num passeio extremamente agradável de se fazer. Um região rica em natureza, com belas paisagens ao longe de todo o trecho. Para começar, fomos agraciados com esse presente: um lindo arco-íris que acabou se tornado duplo. Uma das coisas mais lindas que já vi.



As bóias de sinalização acabam servindo de refúgio para os pássaros.

Muitos vilarejos de pescadores compõe as margens da baía de Guaraqueçaba.



Uma paisagem mais bonita que a outra.


Paramos novamente no pesqueiro chamado espinheiro para tentar uns peixes mas a maré estava muito seca.




Todo local é composto por fundo de pedras, o que implica na captura de diversos badejos, garoupas, calafates, chernes, prejerevas e outras criaturas desse meio. Pena que não fomos sortudos pra tirar um bitelo destes.


E como eu já havia dito, o tempo muda rápido demais. Tivemos que fugir da imensa nuvem de chuva que se formou.


Paramos num outro pesqueiro que fica em torno de uma ilha de pedras. Profundidade de uns 20 metros, com uma laje inteira a nossa disposição. Mas não era nosso dia. Apenas alguns bagres e cangulos.


Reparem como o tempo fechou rapidamente


Foto panorâmica do local


Já era quase hora do almoço e então seguimos para a Ilha do Superagui. Linda, calma, preservada, limpa, com restaurantes a beira da praia que servem uma bela refeição com preços bem em conta. Refeição pra 2 pessoas por R$ 25,00 e muito bem servida.



Ao fundo vê-se a Ilha do Mel


O Hunger pescando da praia ainda pegou um lindo bagre, com cerca de 40 cm...


... que, como todos os outros, foram devidamente liberados para crescer mais um pouquinho.


A tarde, já voltando à pousada, paramos mais uma vez para dar umas linhadas.

Um filhote de garoupa.
Minha esposa e companheira nas minhas aventuras!

Maré já cheia na mesma ilha de pedras da manhã


Reparem na diferença da altura da maré. Agora tava ideal para pesca. Peguei uma bonita salteira e a minha cunhadinha, estreiante e sortuda Mirella pegou o maior peixe do dia: uma salema de 550 gramas.




Balanço Final

Guaraqueçaba é um recanto quse inóspito que vale a visita. Muito aconchegante e hospitaleira, é um paraíso a ser descoberto dentro do litoral paranaense.

Aconselho a quem deseja conhecer o local a não ir de carro não apropriado para o terreno que temos que enfrentar. 2:45 de solavancos não é bacana. Vale mais a pena ir à Paranaguá e fazer a travessia de barco. Existem dois tipos de embarcação que efetuam o trajeto. As ligeiras voadeiras, que fazem o percurso em cerca de uma hora, e os clássicos 'toc-toc', que são barcos de madeira com motor a diesel, que levam cerca de 2:30. Mas a paisagem e o nadar dos botos compensam esse tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário