terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Iscas - Como armazenar?

Nosso amigo Gabriel Ferreira (http://www.facebook.com/gabriel.ferreira.98871?fref=ts) da loja Power Fishing (http://www.facebook.com/powerfishingartigosdepesca) escreveu um pequeno relato de como acondicionar corretamente as iscas usadas na pesca de praia. Pequeno porém cheio de dicas valiosas para aqueles pescadores que querem se dar bem na beira da praia. Confira o texto abaixo:




No meu tempo de Nabo (15 anos atrás), eu costumava pescar no costão do Gragoatá (RJ) e dificilmente fisgava um peixe. Um dia, chegaram uns três japoneses e começaram a fisgar peixe atrás de peixe. Eu, com meu material humilde e como bom observador, passei um bom tempo olhando antes de perguntar. Ao me aproximar, fui muito bem recebido pelos pescadores nissei. Passei então a questionar tudo: anzóis, os caniços, molinetes e etc… Quando perguntei qual era a isca do camarada, ele chegou para mim e disse: A isca?! Eu indaguei: Sim. E ele respondeu: a isca tem que ser a mais conservada de todas: pode ser sardinha, camarão, lula, tatuí, sarnambi… Qualquer isca, desde que ela seja tratada com muito carinho, bem acondicionada.



Assim, cheguei a algumas conclusões e adotei alguns cuidados que utilizo até os dias de hoje:

ATENÇÃO: JAMAIS deixar que a isca de pesca de água salgada vá na água doce: estraga a consistência (ficam moles e de cores diferentes). Eu fiquei bobo com o comentário do meu amigo oriental e NUNCA mais esqueci. É amigo… vivendo e aprendendo. Tira o atrativo principal: a isca perde suas características principais. Além de influenciar com o cheiro que a isca dispersa dentro d´água. Depois disso fiz um teste e realmente foi comprovado que a isca tem que ser muito bem tratada e bem acondicionada. O pouco que eu aprendi vou tentar escrever aqui.

Como fazer:

1- Camarão: Não limpar o camarão: tirar da água salgada e no menor tempo possível enrolar no papel alumínio (de 300 em 300g que é o suficiente para fazermos uma boa pescaria). Se precisar levar 2 embrulhos (1 de reserva) e limpar o camarão na hora que for colocar no anzol.

2- Sardinha: Nada de colocar sal (Pelo amor de Deus!). O sal deixa a isca ressecada (dura) e consome as fibras e a isca não fica funcional como antes pois perde o cheiro. Fazer filés e acondicionar em papel alumínio e colocar em um pote e congelador.

3- Lula: Limpar a Lula e colocar no papel alumínio e congelador. Outra forma: enrolar a lula sem limpar no papel alumínio e congelador. Limpar na hora de iscar.



Essas iscas vão durar muito tempo, evitando perdas. Em algumas pescarias no empolgamos e levamos tudo para praia não é? Assim divididas, as iscas duram muito mais fazendo com que a gente economize um bom dinheiro.

OBS: Além da isca fresca, temos que ter muito carinho na hora de colocar a isca no anzol. É essencial uma boa iscada, e isso veremos na próxima matéria.

Espero ter Ajudado.
Gabriel Ferreira (POWERFISHING)

Um comentário:

  1. adorei os ensinamentos sobre como conservar as iscas obs;para pescar com isca artificial qual e o peso que usa para fazer o arremesso?

    ResponderExcluir