quinta-feira, 28 de março de 2013

Festival do Peixe-Rei 2013


Finalmente participamos do famoso e tradicional Festival do Peixe-rei, organizado pelo Tortuga de Joinville/SC. Uma prova muito "temida" por diversos pescadores, por ser uma pesca muito específica e técnica, basicamente capturando o lazarento do peixe-rei!

Tivemos ano passado uma etapa do nosso interno onde apareceram alguns peixes-rei. Acabei pegando uns 50 em 2 horas. Mesmo sendo minha primeira vez, confesso que naquele dia não achei tão, tão complicado pegar esse bicho, mas o tamanho dele era maior do que encontramos. Porém, desta vez, sua fama se mostrou verdadeira.

O peixe-rei é uma espécie extremamente esportiva. Embora seja pequeno, sua força é monstruosa. Quando ele sente que esta preso ao anzol, ele se debate, debate, debate até conseguir fugir, a menos que o pescador tenha os macetes de evitar isso. Portanto, o pescador necessita de uma perícia, uma técnica apurada que só se alcança treinando muito!

Eu nunca tinha ido à Praia do Capri, em São Francisco do Sul, mas as referencia a esta eram sempre as melhores. E não por acaso. Ambiente calmo, tranquilo, rompido apenas pelo barulho das pequenas ondas que lambem a areia da praia.

Para começar a aventura, é preciso atravessar um pequeno "braço de mar" até atingir a praia onde seria feita a pescaria. Na pilotagem do mesmo, Alexandre Carstens levava e buscava o pessoal de um lado pra outro.






Lanchinho do Sr. Altair da Civa...





Mais uma vez um evento da CBPL-NPB se mostra um sucesso quanto ao número de atletas participando. E dessa vez apenas feras, gente de alta capacidade técnica estavam colocando suas linhas na água. Nós, novatos nesse meio, não resistimos à dificuldade da prova, restando-nos, apenas, observar a excelência dos outros e aprender cada vez mais.

A técnica, a agilidade, o domínio sobre o material, a rapidez em tirar o peixe da água, a separação correta do material para a prova (pois tinha 3 trocas de raias) foi algo que serviu e muito como um grande aprendizado para nós 3 do LFCP, que nos aventuramos com a cara e a coragem para evoluir cada vez mais, trazendo estas técnicas para nosso clube.

Pesquei ao lado do Campeão Geral da Prova, meu amigo Rodrigo Fettback. Muitas coisas novas eu aprendi e vou por em prática em breve. Ao meu outro lado um ex-campeão dessa prova. Dionísio Periquito do JCP. Olhava mais um pouco pro lado, via Eduardo Shigetomi do Suzanpesca. Olhava pro outro via Augusto Iwato do CPEVAP. Onde quer que a gente olhava só via feras. Isso foi um diferencial desta prova. Já diz o ditado: "Quer ser um grande? Esteja no meio deles!"





Periquito, grande amigo! Obrigado pelas dicas
Jorge, Ekuni e Helena dos Reis. Simpáticos como sempre.
Casal que se torna a cada momento mais amigo do LFCP. Até os 50 anos do CPAO!
Cansou de apanhar, Paste??
Depois de 4 horas, conseguimos capturar mais ou menos a mesma quantidade: cerca de 55 peixes. O campeão? Rodrigo Fett, com "apenas" 195 peças!! Isso mostra o quanto precisamos evoluir nesse tipo de pescaria de agilidade e técnicas apuradas.

Foi uma surra de relho, mas que eu apanhei feliz, pois essa prova passa a ser um divisor de águas dentro do Linha Fina Clube de Pesca, onde definitivamente, colocamos o clube dentro das principais provas de pesca de praia do Brasil. Aposto que em breve estas técnicas estarão dominadas e passaremos a incomodar muito mais que hoje em dia.

Obrigado aos professores. Obrigado aos amigos!

Para resultado completo, clique aqui.

UPDATE
=======

Olha como ficou a mão do Fett depois da prova, de tanto raspar o anzol no momento da iscada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário