sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Desfiliação dos Clubes e Federações. E o Paraná??


Breve histórico da pesca de praia no PR

O Paraná já foi um estado forte na pesca de praia, desde a metade da década de 80 até o ano de 2005, acredito.

Nos campeonatos regidos pela Federação Paranaense existiam 4 modalidades em disputa (se eu não estou enganado):
    - Pesca de praia
    - Pesca embarcada
    - Pesca em barranco
    - Pesca em água interiores

Na modalidade de pesca de praia, existiam basicamente dois grandes clubes que eram filiados: Veneto e Os Corsários. Tinha outros clubes filiados que pescavam na praia, mas não eram tão expressivos como estes dois. Existia também o Guará, que era de Guaratuba mas não tinha relações alguma com Federação.

Eu sempre tive relação apenas com a pesca de praia. Nas outras modalidades eu nunca me interessei e não fazia parte de nenhuma delas. Portanto, vou falar o que eu sei da pesca de praia no nosso Estado e em nome do Clube de Pesca Linha Fina. Nada mais que isto.

A pesca de praia no PR

Quando ingressei no Veneto, em 2007-2008, ainda existia um campeonato paranaense de pesca de praia, sob a batuta da FPPDS. Eu participei do último em 2009, que foi composto por cerca de 20 atletas somando todas as categorias. Isso já mostra o declínio da pesca de praia nesse momento. Basicamente o campeonato era formado pelos atletas do Veneto e Os Corsários. O estadual de 2010 não aconteceu, pois houve divergências entre os clubes e a Federação Paranaense sobre as regras, arbitragem e coisas que o valham. Eu não participei destas reuniões, pois sempre odiei a política envolvida na pescaria. Esse cargo ficava com o Sr. Auro Nakatani, que respondia pelos interesses do Veneto na pesca de praia. Depois destas divergências, a FPPDS parou de atuar, pelo menos na pesca de praia. O grande clube Os Corsários também deixaram de pescar em competições de praia e todos os seus atletas deixaram de competir (pelo menos nas gincanas tradicionais de SP, SC e do PR mesmo). Neste momento, restou apenas o Veneto.

Nessa época, o Veneto estava forte na pesca de praia, ganhando, inclusive, por duas vezes, o inédito troféu de clube de ano. No plantel do clube, tinham atletas como Thadeu Amaral, Rodrigo Amaral, Rafel Amaral, Selma Martines e Andre Nichel. Depois desse fim do estadual paranaense, Thadeu, Rafael, Rodrigo e Selma se transferiram para o Joinville Clube de Pesca e o André Nichel mudou-se para o Atlântico Sul. No Veneto, ficou basicamente Auro Nakatani e eu, além dos antigos membros, mas que atuavam pouco nas competições de praia.

E hoje em dia?

Diante da falta de atletas de praia no Veneto, cogitamos até em pescar por outros clubes, mas decidimos por recrutar novos adeptos para a pesca de praia aqui mesmo em Curitiba. Surgiram, então, atletas como o Jorge Krawczyk, Irineu Junior, Renato Scherer, César Butyn (que pescou no Os Corsários) e meu pai, Bruno Stuelp (que pescou pelo Guará). Nesse momento, nós atletas de praia do Veneto, já não nos considerávamos filiados a ninguém e começamos a participar de toda e qualquer prova que nos houvesse interesse. A última prova que participamos como filiado foi na prova noturna do Santista de Santos em Março de 2009. No ano de 2010 pescamos em todas as provas já como desfiliados. Em 2011 nos filiamos à Liga Norte Catarinense, entidade sem qualquer relação com Federação e Confederação e disputamos todas as provas totalmente como desfiliados. Não sei quanto as outras modalidades, mas a pesca de praia do clube Veneto não tinha mais a mínima intenção de ter qualquer ligação à FPPDS e CBPDS. Se houvesse algum tipo de vínculo - seja à Federação desativada, seja diretamente à CBPDS - era por outras modalidades, não a praia.

Em novembro de 2011 foi criado o Linha Fina Clube de Pesca, formado por pescadores que de praia que defendiam o nome do Veneto, exceto o Sr. Auro Nakatani.

Hoje o Linha Fina está muito bem e presente nas areias do Paraná e de Santa Catarina (por enquanto). Estamos também acompanhando de perto o processo de desfiliação por parte das Federações e Clubes Brasileiros, fato que começou com os cariocas do Pampo. Logo em seguida, vários dissidentes do Barracuda fundaram o Orca. Depois toda a Federação Gaúcha e seus clubes (exceto um) se desfiliaram. Na sequencia e por unanimidade, foi a vez da Federação Catarinense e de TODOS os seus clubes. Nessa semana foi a Federação Paulista, também por unanimidade. A Federação Carioca é comandada pelo cidadão que gerou toda essa discórdia e naturalmente não vai se desfiliar. Então alguns clubes cariocas se desfiliaram por conta, como o Clube Veneno, 3 anzóis, Macaé, Gaivota e Barra de São João.

Tá, mas e daí?

E daí que por diversas vezes fui indagado por várias pessoas de Santa Catarina, do Rio de Janeiro e até do Rio Grande do Sul sobre o posicionamento do Paraná em relação a esse processo de desfiliação. Argumentavam eles que o Paraná estava muito quieto diante de tudo.

Pois bem. Agora fica fácil de enteder o porquê do silêncio. Porque a Federação Paranaense já não existe desde 2009/2010. Dos dois clubes que existiam e tinha ligações com a FPPDS, um acabou no mesmo período e, com a criação do Linha Fina, o Veneto já anunciou - através do seu diretor de pesca Auro Nakatani - que não vão disputar provas de pesca em 2012.

Portanto, posso dizer que hoje o único clube de pesca do Paraná que tem atletas pescando na praia é o Linha Fina. Estamos cada vez mais estruturados, buscando parcerias, (re)conhecendo os clubes de fora do Paraná, garimpando novos atletas e buscando cada vez mais crescer com responsabilidade, união e parceria. Somos um clube totalmente autônomo, sem fim lucrativo e não nascemos com aptidão para ser explorados pelo regime autoritarista que hoje vigora na Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos.

Nós do Linha Fina, apoiamos completamento o movimento de desfiliação que se iniciou com o saudoso Sr. Flávio Rodrigues e continua vivo, cada vez mais firme e forte Brasil a dentro. Nós nunca fomos filiados, nunca seremos e não temos intenção alguma de filiar nosso clube a este sistema falido de hoje.

Como o movimento de desfiliação dos clubes reflete a posição dos pescadores de praia do Brasil e como o único clube de pesca do Paraná atuante é o Linha Fina, acho difícil haver um posicionamento dos demais clubes paranaenses, visto que o sistema federado no Paraná faliu em 2009/2010 e hoje não há mais outros clubes (que pescam na praia) atuantes.

Talvez esse texto não sirva pra muita coisa, mas deixa claro a posição do único Clube de Pesca de praia ativo que representa o Paraná.

Curitiba, 17/02/2012.

Por Bruno Stuelp Filho
Linha Fina Clube de Pesca

3 comentários:

  1. Não sou filiado a qualquer clube de pesca pois compartilho com voce em tudo o que voce escreveu pois a politicagem impera e pasmem até na pesca.

    João R. Magrin
    jrm.coelhos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João. Obrigado por acessar o nosso blog.

      Infelizmente sempre vamos encontrar a política envolvida em tudo. E ela não é totalmente ruim. O problema é que sempre existirão pessoas que tentarão usar dela para benefício próprio. E isso acontecerá em qualquer lugar, seja na política tradicional, no futebol e até mesmo na pesca.

      O que posso garantir para o senhor é que a Nova Pesca Brasileira está trabalhando com seriedade, transparência e honestidade para transformar a nossa pesca amadora num esporte correto e benéfico a todos os atletas.

      Em breve haverá novas postagens para mostrar os benefícios que a NPB está trazendo para o esporte nacional. Convido-o a acompanhar e, quem sabe, jogarmos uma linha na água juntos, ok?

      Grande abraço.

      Excluir
  2. O tempo passou, todas as mentiras calunias, injurias e difamações, foram desmentidas, a chama da nova piada brasileira caiu no ridículo, a casa caiu o esporte legitimo prevaleceu e a CBPDS com a maioria do Brasil ao seu lado triplicou suas atividades no Brasil e no mundo. Todas as gestões dos gincaneiros acabaram em desastre, a mascara caiu e os que foram iludidos começaram a acordar - http://toniconews.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir