quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sojopa 2012 - Parte 1

Como é bom pescar. Mas pescar é mais que simplesmente apanhar um peixe ou outro. O fato de pegar o peixe se torna um mero detalhe. Quando se está entre amigos, que compartilham do mesmo gosto, que compartilham das mesmas idéias, que se respeitam e acima de tudo se ajudam, pegar peixes se torna uma mero acaso.

E é exatamente isto que está acontecendo hoje. Encontramos uma maneira de conseguir que todos os integrantes do Linha Fina CP estejam entrosados, sem estrelismos e competições internas. Isto é difícil, mas quando se consegue o resultado aparece.

Dessa vez com um grandioso 7º lugar. Considerando que o clube é novo - apesar de ter uns integrantes bem velhinhos na arte de pescar, considerando que foi estréia em competições de um atleta, considerando que muito atletas do time estão em processo de readaptação e, principalmente, saber que estávamos competindo com os Catarinenses, feras na pesca de praia, beliscar um sétimo lugar foi excepcional.

A Sojopa é uma prova única, onde talvez se preze mais pela confraternização do que exatamente competição. A pontuação, que é de 1 ponto por peixe e 10 pontos a cada 100 gramas, favorece que as equipes tentem um peixe maior. Quem consegue essa façanha se dá bem. Por exemplo. Se uma equipe pegar um peixe de 1 quilo, ela já garante 101 pontos. Precisa-se então, pegar mais ou menos 17 peixes de 50 gramas para equivaler ao peixe grande. Então, as vezes a sorte prevalece numa prova assim. Mas não foi o que aconteceu esse ano...

A organização da Sojopa monta um barracão na beira da praia para receber seus participantes. Uma estrutura que realmente chama a atenção.

Linha Fina na Sojopa 2012


Renato, Bruno Pai, Irineu e César Butyn


Sr. Dorval, presidente da Sojopa (de boné)


Raia 55 para o LFCP

Na pousada em que ficamos, tinha um trapiche para dentro da lagoa de Barra Velha, onde antigamente se pegavam muitos linguados enormes. Hoje não sei como está a pesca nesse local, mas considerando que o mesmo desemboca na praia poucos quilômetros a frente, acredito que até robalos possam ser encontrados.

Vista do deck da pousada para a lagoa de Barra Velha


Maurício Biguá, Butyn e Edson Baixinho

Primeiro contato com as areias da praia da península.




Treino sábado pela manhã


Tank, reforço LFCP

Maurício, 13 anos e um futuro promissor na pesca de praia





Amigo do Ekibodão de SP com sua betara capturada durante o treino de sábado

Hora de almoçar e repor as energias


Discurso de abertura


Hasteamento das bandeiras, ao som do Hino Nacional








Declaro aberta a XXXIV Sojopa 2012...


...e o Linha Fina CP presente, claro


Em breve a parte 2 falando especificamente da pesca.

Abraços.

Um comentário:

  1. Fala pescador, muito boa a definiçã de "pesca" que você colocou, concordo plenamente, mais que pescar um peixe é os amigos que fazemos ou reencontramos.
    Aguardo próximo post.
    Abraços.
    http://pescalitoral.blogspot.com

    ResponderExcluir